Dicas do PortoInsider's Guide

O Jardim das Virtudes, no Porto: natureza, gastronomia, arte e arquitetura em um só lugar

jardim-das-virtudes-no-porto

A Cidade Invicta guarda segredos encantadores. O Jardim das Virtudes, em plena baixa do Porto, passa despercebido a muitos dos habitantes e é simplesmente um dos lugares mais completos da cidade quando falamos em lazer: em um só espaço, é possível mergulhar no clima histórico da cidade, ver exposições artísticas, conhecer uma parte da arquitetura secular da região, desfrutar de uma área verde espetacular, e ainda fazer uma bela refeição com vista panorâmica da cidade.

Concebido pelo jardineiro paisagista José Marques Loureiro (1830-1898), um importante horticultor que fornecia a Casa Real Portuguesa, o parque foi adquirido pela Câmara Municipal do Porto, tendo sido recuperado em 1998. O fato de ser vertical confere ao lugar o privilégio de vistas panorâmicas sobre a Alfândega do Porto, o Rio Douro e Vila Nova de Gaia.

Conhecido pelas suas japoneiras, é possível encontrar no jardim, entre outros segredos, encontrar a maior Ginkgo Balboa de Portugal e uma das maiores árvores da Europa, com 35 metros de altura.  Além disso, a área possui uma coleção de mais de 750 camélias. Como se não bastassem as dádivas naturais do lugar, no interior do jardim existem várias fontes e sistemas de água que refrescam o ambiente, juntamente com elementos arquitetônicos românticos perfeitos para fotografias memoráveis. Ver o pôr do sol de lá é, sem dúvida, um dos espetáculos naturais imperdíveis da cidade.

Jardim das Virtudes no Porto: além da natureza e arquitetura, gastronomia e arte

Restaurante Árvore, no Jardim das Virtudes, no Porto

Passar uma tarde no Jardim das Virtudes pode ser uma experiência completa. Nos dias mais quentes, o lugar transforma-se numa espécie de esplanada ao ar livre, em que as pessoas vão para conversar, apreciar a vista, fazer piquenique, tomar um bom vinho.

Se o apetite crescer, basta fazer uma visita ao Árvore Restaurante, um edifício com amplas salas envidraçadas (e vistas esplêndidas) que serve cozinha tradicional portuguesa, com destaque para as especialidades nortenhas, como açorda de bacalhau, a posta de vitela, o cabrito no forno e milhos transmontanos. Ali, a vista ímpar e de carga histórica e patrimonial únicas formam o cenário perfeito para uma refeição inesquecível.

No mesmo prédio funcionam as instalações da Cooperativa Árvore, cooperativa cultural fundada em 1963 por artistas, escritores, arquitetos e intelectuais portugueses e que até hoje funciona como um espaço que partilha exposições, lojas e galerias, concertos, oficinas, palestras e outras atividades ligadas à arte.

Definitivamente, o Jardim das Virtudes é um recinto de graça, com muitas particularidades a serem exploradas e a somar como mais um motivo para se apaixonar pela cidade do Porto.

Endereço:
Rua Azevedo de Albuquerque – Porto

 


Descubra. Explore. Tenha o seu canto em Portugal.

VEJA IMÓVEIS NO PORTO

 


Por que mais e mais brasileiros estão comprando imóveis em Portugal?

O motivos são muitos! Vale a pena explorar os links a seguir nos quais explicamos as principais razões, tais como segurança, qualidade de vida, localização e modernidade. E, no lado racional, falamos sobre Portugal como destino de investimento, o mercado imobiliário, o retorno financeiro dos aluguéis, o Golden Visa e a transferência da residência fiscal para Portugal.


A Axpe | Imóveis Especiais é a mais atuante imobiliária brasileira na venda de imóveis em Portugal.

O blog Casa Portuguesa, com Certeza  é uma iniciativa da imobiliária Axpe|Imóveis Especiais. Desde 2003, a Axpe realiza vários eventos ao ano sobre o investimento imobiliário em Portugal, tendo tido, neste período, mais de 2.700 participantes.

Clique nos links a seguir se você deseja agendar uma reunião na Axpe ou ser avisado sobre o próximo evento.

Tags:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *